palavras-chave: Multimedia, Novos Media, Media Artes, Música Eletrónica, Estéticas Digitais, Cultura Digital.
Emília Simão é Doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto (UP), Mestre em Multimédia pela Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Estudos Artísticos pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP) e Licenciada em Ciências da Comunicação pela Instituto Politécnico da Guarda (IPG).
Actualmente, é Coordenadora da Licenciatura em Multimédia e Artes da Universidade Portucalense (UPT) e Docente das unidades curriculares Novos Media – Técnicas e Estéticas / Práticas Emergentes das Artes / Semiótica / Investigação Artística / Design de Interface. É também Coordenadora Erasmus do Departamento de Arquitetura e Multimédia Gallaecia da mesma Universidade (UPT). Também Docente Convidada do Mestrado em Comunicação Digital da Universidade Católica Portuguesa-UCP (PT) na unidade curricular Atelier Multimedia.
Os principais interesses de investigação residem em matérias como a Música Eletrónica, New Media Arts, Estéticas Digitais, Plataformas Digitais, Subculturas e Cultura Digital. Emília Simão é Coordenadora do ObEMMA-Observatório Científico da Música Eletrónica e Arte Media e membro do CITCEM-Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (UP). Autora de várias comunicações e publicações, principalmente relacionadas com Música Eletrónica e Dance Cultures, Ambientes Virtuais e Media Artes, membro da comissão organizadora e científica da ARTECH_International Conference on Digital and Interactive Arts; KISMIF_Conferência Internacional sobre Culturas DIY, Sustentabilidade e Ecossistemas Artísticos e NOIZE_Workshop Internacional sobre Música Eletrônica, Estética e Territórios. Participou em diversas exposições como artista e curadora.