Áreas de Investigação
Desde 2005, a equipa ganhou vários projetos de investigação financiados internacional e nacionalmente, como líder e parceira de projetos. Isso foi possível devido à consolidação da investigação, ao aumento da produção científica da equipa, à integração de novos investigadores (ampliando a especialização e as áreas científicas) e à apresentação de propostas competitivas nacionais e internacionais.
Nos últimos anos, o grupo de investigação concentrou-se em quatro áreas principais de investigação e em várias questões transversais fundamentais. Os temas transversais do CIAUD-UPT emergem destas intersecções, gerando investigação inovadora que aborda desafios contemporâneos na arquitetura, património, urbanismo e multimédia, tais como a adaptação às alterações climáticas, a transição digital e os novos paradigmas sociais.
Arquitetura
A contribuição sustentável e ecológica para a qualidade na arquitetura, o estudo do habitat e a sua capacidade de preparação e adaptação são focos atuais da investigação, desenvolvida no CIAUD-UPT. Este foco estratégico de investigação combina áreas relacionadas com o Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo (5 anos). Nos últimos anos, vários projetos de investigação têm obtido financiamento competitivo e têm sido desenvolvidos com resultados notáveis. As diferentes áreas de investigação têm sido estrategicamente relacionadas, promovendo sinergias comuns. A abordagem de investigação selecionada tem um alinhamento concetual com a missão estratégica do Departamento, bem como com o seu compromisso cultural e orientação pedagógica.
Palavras-chave: Arquitetura Sustentável | Arquitetura de Terra | Habitat e Comunidades Resilientes
Património
A análise do património, a avaliação do património e a intervenção no património têm feito parte da experiência de estudo e investigação da equipa nos últimos 20 anos, contribuindo ativamente para a sensibilização, proteção e preservação
do património cultural, a nível local, nacional e internacional. Desde 2005, a equipa de investigação tem obtido financiamento competitivo para o estudo e proteção do património. A abordagem de investigação selecionada tem um alinhamento concetual com a missão estratégica do Departamento, bem como com o seu compromisso cultural e orientação pedagógica.
Palavras-chave: Património vernacular | Património cultural | Património Mundial | Património Moderno Sec. XX
Urbanismo
Esta estratégia de investigação aborda o desenvolvimento das cidades e o planeamento regional. Compreende uma abordagem sustentável com uma perspetiva integrada, através de soluções para os desafios socioeconómicos, ambientais e de governação que se colocam atualmente. A abordagem de investigação selecionada tem um alinhamento concetual com a missão estratégica do Departamento, bem como com o seu compromisso cultural e orientação pedagógica.
Palavras-chave: Estudos Urbanos e Regionais | Desenho Urbano e Ambiente Construído Resiliente | Planeamento Colaborativo
Multimédia
A área de investigação compreende a produção artística e científica baseada na interligação entre a arte contemporânea, o digital e a evolução tecnológica.
Esta abordagem é possível através de uma ligação direta entre as áreas científicas/curriculares da licenciatura em Multimédia e Artes Visuais. O CIAUD-UPT alia a prática artística à investigação científica numa abordagem transdisciplinar, com enfoque na (re)materialização digital/tecnológica, bem como na estética daí resultante.
A abordagem de investigação selecionada tem um alinhamento concetual com a missão estratégica do Departamento, bem como com o seu compromisso cultural e orientação pedagógica.
Palavras-chave: Media Arts | Arte Digital | Novos Media
Recentemente, o grupo de investigação intitulado “Estudos em Arquitetura, Património, Urbanismo e Media Arts” definiu duas linhas de investigação principais:
- Linha de Investigação 1:
Dinâmicas Territoriais, Habitat Resiliente e Inovação
Esta linha analisa a transformação urbana e regional, a conceção de habitats sustentáveis e soluções inovadoras para a conservação do património, adaptação climática e ambientes construídos resilientes que respondam aos desafios socioambientais contemporâneos. - Linha de investigação 2:
Media Arts, Cultura Digital e Sociedade
Esta linha explora a intersecção da arte contemporânea, das tecnologias digitais e da transformação cultural, combinando a prática artística com a investigação sobre a cultura visual, os media interactivos e as implicações estéticas e sociais das tecnologias emergentes.
