Emília Simão é doutorada em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto (UP). Concluiu mestrados em Artes Mediáticas na Universidade do Minho (UM), em Multimédia na Universidade Católica Portuguesa (UCP) e em Estudos Artísticos na Escola Superior de Artes do Porto (ESAP). É também licenciada em Ciências da Comunicação pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG).
Atualmente, é professora assistente na Universidade Portucalense (UPT), no Porto, onde leciona Estética dos Novos Media, Práticas Artísticas Emergentes, Investigação Artística, Arte Sonora e Design de Interfaces na licenciatura em Multimédia e Artes, bem como Comunicação Multimédia no programa de mestrado em Inovação na Educação.
Os seus principais interesses de investigação centram-se nas Artes dos Novos Media, Música Eletrónica, Plataformas Digitais, Estética Digital e Cultura Digital. É co-coordenadora do ObEMMA — Observatório Científico de Música Eletrónica e Arte Mediática — e investigadora colaboradora do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar para a Cultura, Espaço e Memória, Universidade do Porto). É autora de várias publicações académicas e comunicações em conferências, abordando principalmente as culturas da música eletrónica de dança, ambientes e experiências imersivas e artes multimédia. É membro dos comités organizadores e científicos da ARTECH — Conferência Internacional sobre Artes Digitais e Interativas; KISMIF — Conferência Internacional sobre Culturas DIY, Sustentabilidade e Ecossistemas Artísticos; e NOIZE — Workshops Internacionais sobre Música Eletrónica, Estética e Territórios. Também participou em várias exposições como artista e curadora.
Palavras-chave: Artes mediáticas; Multimédia; Música eletrónica; Estética digital; Cultura digital; Ambientes imersivos.
