Goreti Sousa – Resumo Biográfico

Doutoramento em 2013 pela Universidade de Santiago de Compostela na àrea de património pré-histórico. Em 2003, obteve o DEA em Arqueologia, História Antiga e Ciências e Técnicas Historiográficas e Having previously completed the DEA in Archeology, Ancient History and Historiographical Sciences and Techniques, e, em 1998, o Grau de Licenciada em História – Ramo Educacional pela Universidade do Porto. Atualmente exerce funções de Diretora de Serviços de Ingresso e Apoio ao Estudante na Universidade Portucalense. No quadro do CI_ESG e, mais recentemente do CIG, integrou, entre 2005 e 2023 as equipas de investigação de 6 projetos I&D, 4 deles Projetos Europeus e 2 Projetos nacionais (FCT). Desde 2003 é investigadora externa no grupo de investigação Arqueoloxía e Ecoloxía do Fenómeno Megalítico galego, do Departamentod e Historia I da Universidade de Santiago de Compostela. Entre 2007 e 2012, foi membro do Grupo de Investigação Paisagens, Fronteiras e Poderes, do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. No decurso deste percurso publicou sobre temas relacionados com a valorização do património arqueológico, da arquitetura de terra e arquitetura vernácula. Paralelamente publicou alguns artigos no ambito das questões de género em arquitetura. Durante mais de 20 anos, desenvolveu carreira docente, lecionando distintas unidades curriculares na àrea da História da Arquitetura e Urbanismo e das Metodologias de Investigação. Desde 2013 tem orientado diversas dissertações de mestrado, entre as quais 3 dissertações premiadas (2 com prémios nacionais e 1 com prémio internacional). Tem participado ativamente em atividades de extensão universitária e divulgação cientifica colaborando na organização de congressos e outras reuniões cientificas (entras as quais 2 de ambito internacional). Durante a sua carreira académica fez parte de diferentes orgãos estatutários na Escola Superior Gallaecia, e, mais recentemente da Universidade Portucalense, nomeadamente os Conselhos Cientifico e Pedagógico. Palavras chave: Metodologia de investigação; património arqueológico; assentamento vernáculos; património arquitetónico.
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