Colaborações em Projetos Internacionais

Archethics

Título do Projeto: ARCHETHICS. Dissonant European heritage as labs of democracy.

Programa: URBACT

Papel do Centro: Colaborador no grupo de Ação Local de Vila Nova de Cerveira

Período: 01/06/2023 – 31/12/2025

Descrição:
A rede ARCHETHICS reúne nove cidades europeias que partilham a presença de património ligado a um passado histórico complexo e controverso (regimes totalitários, fronteiras controversas, etc.). Arquitetura, Pessoas, História e Ética serão as quatro dimensões do projeto para ativar laboratórios comunitários urbanos com vista a transformar este património, composto por espaços anteriormente abandonados, em locais para os habitantes locais e visitantes partilharem conhecimentos e chegarem a uma compreensão multi-perspetiva do passado e a novas visões para o futuro.

EU Urban Regeneration

Título do Projeto: EU Urban Regeneration to achieve the Green Deal Objectives.

Programa: Jean Monnet RegenEU

Papel do CIAUD-UPT: Docência atividade didática

Período: 2024-2027

Descrição:

A regeneração urbana da UE é uma política essencial para alcançar a transição multidimensional exigida pelo Pacto Ecológico Europeu (EGD), sem deixar ninguém para trás. Contudo, a sua relevância colide com o conhecimento insuficiente do seu potencial entre os stakeholders relevantes e os cidadãos da UE. Além disso, há uma escassez de cursos de licenciatura e mestrado sobre este tema, e há também pouca discussão inter-relacionada entre a academia e os decisores políticos.

Neste contexto, a Cátedra Jean Monnet RegenEU centra-se em promover estudos, investigação e sensibilização sobre o potencial transformador da regeneração urbana, através de:

Enfatizar a relevância da regeneração urbana para cidades resilientes e uma UE próspera, direcionando-se para um amplo leque de stakeholders urbanos e olhando “além da sustentabilidade” num tempo de “policrise”.

Estimular a discussão sobre como a política de regeneração da UE deve evoluir para alcançar os ambiciosos objetivos sociais e ambientais do EGD e enfrentar os desafios urbanos urgentes a partir de uma abordagem centrada nas pessoas.

Informar os debates e a tomada de decisões sobre a Política de Coesão, de modo a fortalecer o papel de liderança da UE na concretização de um sistema urbano resiliente e coeso, conforme delineado na Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, na Agenda Urbana para a União Europeia e no EGD.

Promover os valores da UE e, em particular, defender um sistema urbano europeu que priorize o “bem comum” (como estabelecido na Nova Carta de Leipzig).

Voltar ao topo