Pós-doutorado em Morfologia Urbana/Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP, 2015). Doutorado em Urbanismo e Ordenamento do Território, pelo Instituto Universitário de Urbanística da Universidade de Valladolid (IUU-Uva, Espanha, 2008). Diploma de Estudos Avançados em Arquitetura e Cidade Moderna, UVa (2005). Licenciado em Arquitetura pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP, 1999).
É chefe da Divisão de Planeamento da Câmara Municipal de Matosinhos, professor auxiliar (a tempo parcial) no Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Portucalense (UPT), professor convidado no Master Programme on Geographic Information Systems Applied to Spatial Planning, Urbanism and Landscape da Universidade Politécnica de Valencia (UPV, Espanha), orientador de teses no Programa de Doutoramento em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa e colabora no Curso de Especialização em Territórios Colaborativos do IPPS-Iscte. É research partner no Centre for Architecture, Urbanism and Global Heritage da Nottingham Trent University (NTU, Reino Unido), cofundador e co-chair do International Symposium Formal Methods in Architecture, membro do Conselho Científico da Rede Lusófona de Morfologia Urbana (PNUM) e do Conselho Editorial da Revista de Morfologia Urbana (RMU).
É coeditor do livro Formal Methods in Architecture (Springer), do Special Issue Formalizing Urban Methodologies (Urban Science Journal), dos livros Formal Methods in Architecture and Urbanism e Formal Methods in Architecture and Urbanism, Volume 2 (ambos da Cambridge Scholars Publishing) e autor do livro Maputo: (auto)organização e forma-dinâmica urbana (Universidade do Porto Press). Foi codistinguido pela International Society of City and Regional Planning (ISoCaRP) com o Sir Gerd Albers Award.