CIAUD-UPT

CIAUD Unidade de Investigação de Arquitetura, Urbanismo e design

Polo na Universidade Portucalense

Sobre CIAUD-UPT

A Universidade Portucalense (UPT) acolhe um pólo do CIAUD - Centro de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Design da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, em resultado de um protocolo de colaboração entre as duas instituições, estabelecido a 5 de dezembro de 2022

Este Centro de Investigação adopta a designação de CIAUD-UPT, um ramo da Unidade de Investigação CIAUD da Universidade Portucalense. O CIAUD-UPT é responsável pela investigação e produção científica do Departamento de Arquitetura e Multimédia da Gallaecia (DAMG). O grupo de investigação CIAUD-UPT detém os recursos e a experiência anteriormente atribuídos ao CI-ESG – Centro de Investigação da Escola Superior Gallaecia, tendo como fundadora a Professora Mariana Correia, que foi sua Diretora até Set. 2024. Desde Out. 2024, a Diretora do CIAUD-UPT é a Professora Mónica Alcindor.

“Para além do desenvolvimento da investigação, a criação do CIAUD-UPT irá potenciar novas iniciativas de formação avançada, incluindo novos programas e ciclos de estudos de nível pós-graduado. Esta é, para nós, uma importante conquista que reforça o papel da Universidade Portucalense na investigação e no ensino.”, destaca Fernando Ramos, reitor da UPT.

O CIAUD é um centro de investigação que integra 352 membros (154 membros integrados, 85 colaboradores, 108 estudantes de doutoramento e 5 bolseiros). O CIAUD-UPT iniciou a sua atividade com um grupo de 8 investigadores, tendo aumentado para 15 investigadores. O CIAUD-UPT integrará, assim, investigadores nas áreas de Arquitetura, Património, Urbanismo, Multimédia, Paisagem e Turismo.

Para o sucesso da criação do CIAUD-UPT foi decisiva a atividade de investigação anteriormente desenvolvida no âmbito do CI-ESG, que obteve regularmente financiamento competitivo de projectos de investigação nacionais e europeus, quer como Project-Leader, quer como Partner. O financiamento foi obtido a partir de propostas de projectos apresentadas em programas competitivos, tais como HORIZON, FCT, Europa Criativa, TEMPUS, POCTEP/InterReg IV, Cultura 2000, InterReg III, etc. A grande variedade de projetos financiados foi possível devido à elevada competência adquirida e ao número crescente de propostas anuais apresentadas, em resposta à crescente competitividade do grupo.

Voltar ao topo